highlighted:

É a arte do encontro

Publicado em 27 de novembro de 2018

E enfim aconteceu. Ontem estivemos reunidos na Fiocruz para o Saúde É Meu Lugar - Narrativas 2018, com profissionais de todas as regiões do país. O evento teve a cara do Saúde É Meu Lugar: foi divertido, foi emocionante, foi colorido, trouxe mais encontros do que discordâncias, mais esperança do que medo...

Vimos como cada um dos nossos convidados usa os meios disponíveis e as suas próprias experiências de vida para moldar suas atividades, para fazer com que seu trabalho não se limite ao mero cumprimento de uma listinha determinada de ações. São pessoas com idades, formações e áreas de atuação distintas, que percebem os problemas das suas comunidades e inventam soluções locais a partir deles.

Às vezes eles têm o apoio da gestão desde o princípio, às vezes não. Às vezes têm recursos para tirar as ideias do papel, e outras vezes partem para vaquinhas na equipe e tiram dinheiro do próprio bolso. Alguns precisam vencer preconceitos nas equipes ou na própria comunidade. Não desistem. Mostram nos resultados do dia a dia a diferença que fazem.

Tornam-se muito próximos dos usuários, recebem pedidos de ajuda de madrugada, têm visitas domiciliares que se tornam visitas de amigos, recebem nas unidades pacientes que precisam mais de apoio do que de receitas médicas... Ou que precisam de apoio justo para conseguirem seguir as receitas. Aprendem muitas formas de escuta. Remexem o próprio passado, curam suas próprias dores quando oferecem aquele apoio que muitas vezes não tiveram. Se reconhecem no olhar do outro, na dor do outro, e então também se reerguem junto com o outro.

Trabalham nas grandes cidades, nas periferias, nas zonas rurais. Alguns nascem nas comunidades, outros chegam de longe e se reinventam, descobrem novas formas de existir. Alguns não querem mais ir embora. Outros partem, mas nunca mais são os mesmos.

Não é assim que se constroem os vínculos? Não é só assim que se constrói saúde — essa tão falada saúde que está além da ausência de doença?

As pessoas que ouvimos ontem ali no palco foram só algumas entre as dezenas de milhares que se espalham pelo Brasil afora com os mesmos ideais, a mesma determinação.

Sabemos que não é fácil atuar no SUS. As condições muitas vezes são difíceis, o trabalho é pesado e interminável, o reconhecimento nem sempre aparece.

A todos os que lutam diariamente pra melhorar a vida da população, nosso muito obrigado.

A saúde sempre vai ser o nosso lugar. E esse lugar só existe por causa de vocês.


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
Exibindo 4 de comentários
Duane Saraiva

Lindos.. Não tenho duvidas de que foi maravilhoso!! Parabéns!!! 

Ida Aparecida Paiva da Silva Capinan

Tenho certeza que foi maravilhoso, pois falar sobre o SUS mesmo com tantas dificuldades é magnífico e com as experiências e aprender com outros é sem dúvida um aprendizado constante e muito bom

Zayra Lima

Uma experiência incrível!

Denize Grazzieli da Silva

Que lindo gente!!! Tenho certeza que foi um encontro emocionante e de grandes conhecimentos. Próximo encontro quero participar também! 

content:
sidebar:
Widget: 12:
afterContent: