highlighted:

“A arte de cuidar me move”

Publicado em 11 de agosto de 2018

Uma das coisas mais ricas do Brasil é o fluxo de gente que muda de estado mudando as novas moradas e se transformando junto nesse processo… André Ribeiro é uma dessas pessoas: nasceu no interior de Minas Gerais, se formou em odontologia e zarpou para o Tocantins, onde começou um trabalho com a Estratégia Saúde da Família que marcou a sua vida. No município de Piraquê, primeiro na ponta, depois como coordenador de saúde bucal, ele deu seus primeiros passos no serviço público.

Um tempo depois foi para a capital, Palmas. Foi aí que encontrou uma vocação também para a gestão, e hoje ele atua na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS Tocantins) com Educação Permanente em Saúde. “Há cinco anos trabalho como gestor em educação na saúde, com processos educacionais, análise de processos de qualificação, Educação Permanente em Saúde… Acompanho os núcleos de EPS em todo o estado, fazemos oficinas, desenvolvemos processos educacionais”, resume ele. Uma parte do seu trabalho está na nossa mostra online (olha aqui).

Alguém como o André, que veio da atenção básica e confia no desenho e nos princípios do SUS, não poderia agir de outro modo que não dando muita ênfase ao território nos processos de formação. “Todos os processos educacionais são oriundos de demandas da própria secretaria e dos municípios, das regiões de saúde. E em todos eles sempre pensamos o quanto os municípios precisam participar e se envolver com os processos. Pensamos quais as necessidades reais, qual a abrangência, qual a resolutividade daquilo… E acreditamos que, quanto mais os municípios participam dos processos, mais conseguimos ir ao encontro das necessidades locais”, diz.

Essa semana o André escreveu um texto lindo para a mostra online contando por que ele acredita e luta tanto pelo SUS. Não é uma defesa que feche os olhos para os problemas do sistema, óbvio. Ele contou pra nossa equipe alguns dos problemas que já enfrentou, e certamente muitos outros profissionais vão se identificar. Na assistência, por exemplo, ele disse que em determinados momentos a gestão municipal não privilegiava muito a saúde bucal e que várias vezes a equipe não tinha materiais para trabalhar. Agora, na gestão, ele conta que existe uma dificuldade muito grande para fortalecer os núcleos de educação permanente e empoderar alguns secretários municipais, coordenadores de atenção básica e diretores de unidades quanto à importância desses núcleos.

Apesar de tudo, ele se sente movido a levar as lutas adiante. “A arte de cuidar me move. Vejo que servidores públicos têm a função de cuidar do outro ou de promover o cuidado, se articular para que outros ofereçam esse cuidado. Tenho muito amor pelo trabalho, por ver as políticas públicas sendo efetivadas com eficiência e resolutividade, por ver que podemos dar conta das necessidades de quem mais precisa”, conta.

André é mais um dos nossos parceirões para a realização da mostra Saúde É Meu Lugar nos estados. No Tocantins, ele está trabalhando nisso junto com o Fernando da Silveira (também da ETSUS), e com a Juliana Bruno, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

Desde que terminamos a Oficina de Mobilização em Brasília, eles já começaram a articular a mostra no Tocantins. “E intensificamos a mobilização em julho. Estamos indo em alguns grupos de servidores e gestores, tanto do estado como dos municípios, para divulgar o site, ensinar a acessar, mostrar os relatos do Tocantins que já existem, e estamos usando as redes sociais também”

O evento ainda não tem data certa pra acontecer, mas tudo indica que vai ser sucesso… E que não vai parar na primeira mostra: “Não queremos que o projeto acabe”, diz ele. Curtimos ;)


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
Exibindo 1 de comentários
André Ribeiro

Boa noite.

 

Venho agradecer a toda a equipe envolvida, em especial a Raquel, a qual foi fiel as minhas palavras e soube transcrever um pouco da  minha trajetória  no SUS de forma leve e porque não dizer, poética. Viva Raquel! Viva Equipe!

Estou imensamente feliz em poder trabalhar, direta e indiretamente com essa equipe do "Saúde é o  meu lugar". Vocês superam e nos surpreendem.

Obrigado pelo apoio e incentivo.

Contem comigo sempre!!!

Parabéns pela materia.

Abraço.

André Ribeiro

content:
sidebar:
Widget: 12:
afterContent: