highlighted:
Publicado em 20 de junho de 2018

Que começo...!

Rolou no sábado a primeira mostra no Maranhão

Pinion, o mascote do SML, sobre fundo vermelho.
Publicado em 14 de junho de 2018

Uma semana e tanto

É, essa está sendo uma semana e tanto… E não, não estamos falando da Copa do Mundo!

Publicado em 14 de maio de 2018

Temas que não podem morrer

A nova PNAB e o Profags estão sendo discutidos país afora e, na semana passada, fomos conferir um debate na Fiocruz

Publicado em 27 de abril de 2018

Medida Provisória está no Congresso, mas não toca em piso salarial

Documento toca em outros pontos, como a obrigatoriedade de ACS e ACE nas equipes. Segundo presidente da Conacs, reajuste pode vir por meio de emenda durante a tramitação.

Publicado em 5 de abril de 2018

Derrubados vetos à Lei 13.595

Caíram nesta quarta-feira (3/4) quase todos os vetos à lei 13.595/18, que reformula as atividades de ACS e ACE. Ela havia sido aprovada no início do ano, mas com vários vetos que descaracterizavam o projeto original. Na época, foram eliminadas as atividades próprias da categoria, o custeio para deslocamento e o trecho que falava da essencialidade dos ACS nas equipes de Saúde da Família e dos ACEs na Vigilância em Saúde, por exemplo.

Publicado em 19 de março de 2018

Saúde da família rural no Tocantins

Longas distâncias e poucos agentes são dois grandes problemas enfrentados por Wixson Batista da Silva – um dos poucos agentes comunitários da zona rural de Palmas, no Tocantins.

Publicado em 2 de março de 2018

Atenção Básica e Vigilância vão perder dinheiro?

Há muito tempo os gestores pediam mais flexibilidade para usar os recursos da saúde e, agora, a ideia é que tenham. No finzinho do ano, o Ministério da Saúde publicou a portaria 3.992, que muda o jeito como o dinheiro da União é passado para estados e municípios.

Publicado em 14 de agosto de 2017

O palhaço cuidador

Ele ensina sobre saúde falando de um jeito simples, cantando, contando histórias e, principalmente...

Publicado em 4 de agosto de 2017

Em defesa da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família

Nós, da mostra SAÚDE É MEU LUGAR, reconhecemos a Atenção Básica não só como o lugar do atendimento inicial no SUS mas também como ordenadora dos fluxos em todo o sistema, e acreditamos que a Estratégia Saúde da Família é a melhor maneira de garantir que ela esteja em consonância com os princípios e diretrizes do sistema.

Publicado em 12 de julho de 2017

Serviço ensina

Luís Paulo Souza conheceu a Saúde É Meu Lugar por acaso, zapeando nas redes sociais. O nome do projeto chamou sua atenção (porque saúde é o lugar dele!) e, quando ele entrou no nosso site pra ver, sacou que ali estava uma chance de não só mostrar o seu trabalho como também de protegê-lo.

Publicado em 9 de julho de 2017

Ele saiu do anonimato e entrou pra nossa equipe

Vocês se lembram do Henio Dantas? Ele é o agente comunitário de saúde (ACS) de Serrinha, na Bahia, que foi selecionado pra participar ao vivo da edição sudeste da Saúde É Meu Lugar e fez o público todo chorar com sua apresentação.

Publicado em 3 de julho de 2017

Deu certo! BH foi demais

Bom mesmo é quando a gente passa meses preparando um evento, viaja com aquele friozinho na barriga e, quando termina, vê que o negócio superou t-o-d-a-s as nossas expectativas. A mostra em BH foi linda!

Publicado em 19 de junho de 2017

BH, estamos chegando!

Edição Sudeste vai acontecer em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de junho.

Em uma sala, diversos profissionais de saúde sentados em roda
Publicado em 18 de junho de 2018

Uma gostosa despedida

Nossa mostra se despede de Capanema, no Pará

Publicado em 17 de maio de 2018

Não é um ‘feliz aniversário’, mas dá pra se inspirar nele

Hoje é um dia importante. Há exatamente 30 anos, o texto que criava o SUS foi aprovado na Assembleia Constituinte, que naquela época trabalhava para fazer uma nova Constituição para o país.

Publicado em 27 de abril de 2018

Conasems diz que municípios não podem arcar com reajuste de agentes

Em reunião entre gestores, com presença do ministro Occhi, presidente do Conselho disse que não há margem para novos recursos

Publicado em 10 de abril de 2018

Novo Sistema de Saúde?

A Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan) não é muito conhecida, mas seu nome começou a circular muito nos grupos de discussão sobre saúde pública neste fim de semana.

Publicado em 22 de março de 2018

Novas práticas, alguns dilemas

Quando soubemos que o Ministério da Saúde havia anunciado a inclusão de dez novas práticas integrativas e complementares no SUS, lembramos logo da homeopata Henriqueta do Sacramento e sobre várias atividades que realiza em Vitória nesse sentido.

Publicado em 8 de março de 2018

História de mulheres contando histórias

O formato da Tenda do Conto caiu como uma luva nessa vontade. A ideia veio da orientadora de Lorena, que lhe apresentou os trabalhos de uma enfermeira chamada Jacqueline Abrantes, idealizadora da metodologia.

Publicado em 15 de agosto de 2017

Extra! Extra! Vai ser mais fácil ter uma mostra perto de você

Estamos crescendo e parece que o céu é o limite (haha): agora as cinco mostras regionais não vão mais ser os únicos momentos presenciais da Saúde É Meu Lugar.

Publicado em 8 de agosto de 2017

Contar o quê? E como?

mostra Saúde é Meu Lugar quer algo relativamente simples: que as pessoas contem suas histórias de trabalho em saúde nos territórios. Não é pra escrever relatórios, dados de pesquisas, cálculos, metas, objetivos alcançados, números nem nada do tipo. As formas aceitas para o envio dos relatos deixa isso bem claro - pode mandar texto curto, áudio, vídeo, foto isolada, e pode mandar no site, por email, por zap.

Publicado em 26 de julho de 2017

7 motivos pra participar da Saúde É Meu Lugar

Tá a fim de mandar sua história mas rola uma preguiça? Precisa de um empurrãozinho? Fizemos uma lista de motivos incontestáveis pra você tirar suas histórias da cachola e mandar pra gente já! Olha só...

Publicado em 10 de julho de 2017

“Meu objeto não é o dente, é a pessoa”

Lídia Pereira já é velha conhecida nossa :) Ela havia estado conosco na minimostra do Rio de Janeiro e, em BH, contou novamente suas histórias para a plateia.

Publicado em 7 de julho de 2017

Faça o que eu faço

Henio juntou fotos, vídeos e músicas, falou de como sua vida pessoal se misturou ao seu trabalho como ACS e ainda criou uma metáfora maravilhosa relacionando os muros que às vezes separam trabalhadores na saúde ao muro de Berlin.

Publicado em 19 de junho de 2017

Pontos de fuga

Durante XII Ciclo de Debates da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) essa ideia esteve no pano de fundo de muitas das discussões. Estivemos no Ciclo participando com uma minimostra do Saúde É Meu Lugar

content:
sidebar:
Widget: 12:
afterContent: