highlighted:

CUIDANDO DO CUIDADOR.

Oficina de Comunicação e Relação Intrapessoal e Interpessoal: “repensando minhas crenças, mudando minhas atitudes”.

A Oficina de Comunicação e Relação Intrapessoal e Interpessoal: “repensando minhas crenças, mudando minhas atitudes”, é uma ação desenvolvida pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador CEREST/Horizonte, com o objetivo de proporcionar oportunidades de reflexão acerca da comunicação e das relações que trabalhadores estabelecem com eles próprios e com os outros, sob a perspectiva de uma compreensão ampliada dos processos de trabalho e seus determinantes na saúde do (a) trabalhador (a), considerando a importância de repensar crenças para modificar atitudes, a fim de que se construam ambientes de trabalho mais saudáveis.

Ressalta-se que esse trabalho, o qual pretende ser contínuo, sendo esse apenas uma primeira fase, na área de promoção à saúde do (a) trabalhador (a), atua no sentido de intervir, de forma positivada, na esfera da comunicação e relações intrapessoais e interpessoais, como estratégia para o estabelecimento de vínculos afetivos e ambientes de trabalho mais saudáveis, na prevenção e enfrentamento às doenças e transtornos mentais relacionados à saúde do trabalhador.

O ambiente de trabalho, na maioria das vezes, não oferece aos seus trabalhadores e trabalhadoras o acolhimento necessário para que os mesmos possam estabelecer vínculos afetivos saudáveis. Às vezes, observam-se suas peculiaridades, problemas de relacionamento, mas não apresentam estratégias de superação dessas dificuldades. Dessa forma, tem gerado doenças e transtornos mentais, os quais não apenas interferem nos processos de trabalho, mas geram outras dificuldades nos espaços privados de convívio familiar.

Considera-se essa oficina uma experiência inovadora no município, e, de acordo com relatos dos participantes, essa foi à primeira vez em que eles foram convidados a participar de uma formação com esses conteúdos específicos. No decorrer do trabalho, outros elementos e técnicas foram se associando às anteriores, a fim de trazer novos significados ao processo, em acordo com cada público. Percebe-se um total acolhimento por parte de todos os trabalhadores. 

               PÚBLICO ALVO: Profissionais da Secretaria da Saúde do Município de Horizonte.

               Hospital Municipal Venâncio Raimundo de Sousa / HMVRS - Participaram da oficina 82 profissionais,  num total de 05 encontros.

               Centro de Atenção Psicossocial CAPs Geral e CAPs AD. Participaram da oficina 24 profissionais,  num total de 02 encontros.

               Atenção Primária - Participaram da oficina 41 profissionais total de 02 encontros

PROJETO ELABORATO PELA SERVIDORA  SORAIA COLAÇO (SOCIÓLOGA) E EXECUTADO PELA EQUIPE DO CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE HORIZONTE

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
sidebar:
Widget: 12:
Widget: Mais histórias 9:

Mais histórias

afterContent: