highlighted:

Percepção do Impacto Positivo das Atividades Desenvolvidas em Grupos de Hiperdia

Grupo de Hiperdia
ACS Clarice e participante Srª Olinda
ACS Emanuelle e participante Srª Aparecida
Grupo de Hiperdia ACS Clarice e participante Srª Olinda ACS Emanuelle e participante Srª Aparecida

 

 

Acolher, significa: dar acolhida ou agasalho a; hospedar; receber; atender; dar crédito a; dar ouvidos a; admitir; aceitar; tomarem consideração; atender a.

Relato de experiência da Unidade de Saúde Moradias Trevisan, município de São José dos Pinhais-PR.

A fim de promover saúde e prevenir doenças a Unidade de Saúde Moradias Trevisan, implementou o Grupo de Hiperdia, encontros que ocorrem mensalmente, onde são desenvolvidas diversas atividades, dentre elas: acolhimento, escuta ativa e intervenção, orientações, rodas de conversa, atividades recreativas, renovações de receitas, troca de experiências entre outros.

A equipe facilitadora do Grupo de Hiperdia, é composta por Agente Comunitários de Saúde, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiro e Médico.

Dentre inúmeros relatos exitosos de melhoria na qualidade de vida dos participantes, temos depoimento da Srª Olinda e da Srª Aparecida, ambas participantes assíduas das reuniões mensais.

Ambas participantes relatam benefícios, principalmente no que diz respeito a auto-estima,auto-cuidado e socialização.

A Srª Olinda, relata gostar tanto do atendimento da equipe, que se refere a Agente Comunitária de Saúde de sua área ACS-Clarice, como “anjo”, mencionou que “não vai a lugar algum passear, só no grupo” elogia a todos e agradece a possibilidade de participar das reuniões e dos passeios.

A Srª Aparecida, atendida pela ACS- Emanuelle, relata gostar de participar do Grupo de Hiperdia, cita os passeios como motivadores “gosto muito dos passeios, fico feliz em ir”.

Observa-se a partir de tais relatos, a importância da utilização dessa estratégia de atendimento em grupos, uma vez que é notório o impacto positivo na qualidade de vida dos participantes.

Observa-se ainda que, independente da ferramenta escolhida para promoção de saúde, a acolhida, escuta ativa e a empatia são fundamentais para o do sucesso e a manutenção de qualquer instrumento de intervenção proposto.

Galeria de imagens

Orientação em Reunião de HiperdiaAtividade Física em Reunião de HiperdiaPasseio Casa do Papai Noel Passeio de Final de AnoAtendimento individual em Reunião de HiperdiaDinâmica em Reunião de GrupoAtendimento individual em Reunião de GrupoFesta Junina Grupo HiperdiaPasseio HiperdiaPiquenique HiperdiaReunião Grupo Hiperdia

Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
sidebar:
Widget: 12:
Widget: Mais histórias 9:

Mais histórias

afterContent: