highlighted:

Conferência de Saúde - Democracia e Saúde

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

Tive o prazer de participar da comissão de organização da 3º Conferência Municipal de Saúde  do município onde atuo como Nutricionista do Núcleo Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica  com o tema "Democracia e Saúde", sendo o maior evento de participação social no Brasil. Embora simples, a organização da Conferência Municipal de Saúde deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva.  Para prevenir equívocos esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora. 

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o  bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada.

As Conferências Nacionais de Saúde (CNS) representam um importante momento de avaliação da situação da saúde no país e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa da garantia de direitos, em atenção às necessidades da população.

Durante os debates, enfatizamos que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito, e discutimos os princípios doutrinários (aqueles chamados de princípios ideológicos do SUS) que conferem legitimidade ao Sistema, além de definirem os rumos para a sua implantação.
Sendo eles:
Universalidade
Equidade
Integralidade

E os princípios organizativos que, como o nome diz, tratam da sua organização a partir dos princípios doutrinários e orientam o processo afim de concretizar o SUS na prática.
Sendo eles:
Participação Social
Descentralização e Comando único
Participação Social

Logo em seguida após a discussão do tema, abrimos a fala para os participantes, entre eles, profissionais do SUS, usuários do SUS, gestores e representantes sociais, os participantes se abriram, falaram de suas experiencias (boas e ruins), suas opiniões, e respondemos as perguntas norteadoras que nos levaram a fazer mais de 10 propostas que serão levadas à nivel municipal, estadual e federal.

 

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Rosi Rezende

nutricionista
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
sidebar:
afterContent: