highlighted:

Saúde Bucal na Área Rural

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

   A atenção integral à saúde está prevista na Constituição Federal e na Lei 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem entre os seus vários princípios a universalidade, eqüidade, integralidade e descentralização.

   Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Tocantins, através da Equipe de Saúde Bucal, atendendo aos princípios do SUS busca desenvolver uma política de atenção às comunidades rurais, através de parcerias, numa ação inovadora, respeitando as especificidades culturais e variedades de costumes. 

   O modelo assistencial em saúde bucal desenvolvido no país, centrado ainda em procedimentos curativos, não tem sido capaz de reduzir as necessidades sanitárias acumuladas da população, porque se caracteriza como prática de atenção individual de alto custo e baixo impacto. E, por isso, as doenças cárie, periodontal e câncer bucal continuam sendo as que mais afetam a saúde bucal da população, em especial os grupos socialmente desprotegidos, que são mais vulneráveis por estarem expostos a uma maior quantidade de fatores de risco. Entretanto, o conhecimento científico tem avançado na compreensão dos muitos eventos correlacionados com a dinâmica do binômio saúde-doença, permitindo que seja possível o controle deste processo através de ações de promoção de saúde e prevenção de agravos.

   Pensando nisso a Equipe de Saúde Bucal coordenada pela CD Drª Denize Grazzieli da Silva realiza visitas ostencivas em parceiria com a Equipe Multidisciplinar da ESF ás populações rurais onde são realizadas consultas, orientações de higiene oral, escovação dental supervisionada,aplicação tópica de flúor e doações de kits de escovação. Estimulando assim bons hábitos de higiene oral e diminuição de doenças correlacionadas.

Os pacientes quando necessários são agendados para tratamentos clínicos na UBS na zona urbana ou na casa de Apoio da Zona Rural, onde acontecem os atendimentos da Equipe de ESF semanalmente com euipe multiprofissional.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: