highlighted:

Capacitação em IMUNIZAÇÃO para Agentes Comunitários de Saúde de Santa Rita do Tocantins

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

Boa capacidade para se comunicar com as pessoas e comprometimento pela saúde de sua comunidade, fazendo a vigilância tanto da população quanto de suas casas, comércios e terrenos. Esses são princípios que regem os agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias.

Esses agentes exercem a função contando, principalmente, com o vínculo já existente com a comunidade em que vive. Ou seja, eles funcionam como elo entre essa população e as unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam.

Com objetivo de melhorar capacidade desses profissionais estamos realizando mensalmente uma capacitação sobre temas escolhidos pelos próprios ACS,  onde os mesmos vão ajudar no atendimento que é feito nas residências e comunidades, reduzindo agravos. 

Nosso tema do mês de Fevereiro de 2019 foi IMUNIZAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO! Realizado pela Tec. de Enfermagem responsável pela sala de vacina Eliene Deodato.
O objetivo dos assuntos discutidos foi levar a informação tornando-os aptos a identificar vacinas em atraso, o calendario vacinal, as vacinas preconizadas pelo Ministerio de Saúde, como orientar a família das crianças sobre as vacinas existentes, número de dose faltantes e possíveis efeitos adversos. 

Os encontros realizados foram considerados satisfatórios pelos ACS, permitindo a atualização do conhecimento, levando-os a sentirem-se mais seguros. O plano de intervenção foi essencial para o despertar da necessidade de educação permanente dos profissionais de saúde, possibilitando ainda um espaço de discussão antes não identificado na unidade, além de propiciar o estreitar dos vínculos entre os profissionais do serviço. 

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Duane Saraiva

enfermeira da estratégia saúde da família
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: