highlighted:

Saúde Bucal foi o tema do PSE de Fevereiro de 2019 de Santa Rita do Tocantins-TO

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail
Equipe de Saúde Bucal e Equipe de ESF com os Escolares
Equipe de Saúde Bucal e Equipe de ESF com os Escolares

 A prevenção é sempre o melhor caminho. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela Equipe de Saúde Bucal composta pela Dra. Denize Grazzieli, e TSBs Luzimary e Silvania e equipe de ESF realizaram no mês Fevereiro, ações de saúde bucal na Escola Municipal Anália Soares Rocha, e  Escola Estadual Boa Nova, com o objetivo de levar conhecimento sobre os cuidados que se deve tomar com a saúde bucal, prevenir patologias e conscientizar os educandos sobre a higiene bucal.

Para evitar a cárie é necessários que se faça algumas ações como, remover a placa bacteriana com a escovação correta e uso do fio dental, além de evitar o consumo freqüente de açúcar. Mas um fator importantíssimo é a aplicação do flúor, uma substância que deixa a superfície do dente (esmalte) mais forte, protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que provocam as cárie. Pensando nisso foram realizadas orientações de higiene oral, avaliações com finalidades epidemiológicas de saúde bucal, escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor nos escolares.

A avaliação epidemiológica foi realizada através do índice ceo-d e CPOD. É um índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações, seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos. Todos os escolares receberam kits de higiene oral com escova de dente, creme dental e foi dental.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: