highlighted:

QUANDO A SAÚDE BUCAL BATE Á PORTA: ATENÇÃO DOMICILIAR EM ODONTOLOGIA NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO TOCANTINS

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

E foi assim que iniciamos as visitas domiciliares de 2019.

A equipe da UBS do município de Santa Rita do Tocantins, realiza um trabalho de visitas ostensiva, semanalmente às famílias Santa-ritense, uma ação de iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que propicia uma visão integrada da família, seus hábitos, condições socioeconômicas e higiênico-sanitárias, costumes e crenças, tornando possível a elaboração de ações preventivas proporcionando uma saúde adequadas à população específica. O trabalho em saúde é resultado de um processo coletivo, realizado por profissionais com conhecimentos distintos e específicos.

O trabalho multiprofissional é fundamental tanto pelas diferentes perspectivas de cuidados, como pela troca de informações.

A visita domiciliar funciona como um meio facilitador de ações, que abrange práticas com conteúdo educativo, e prioriza orientações voltadas para o autocuidado, prevenção, manutenção e promoção da saúde, monitoramento dos agravos e doenças, bem como acompanhamento de situações presentes no contexto familiar.

A avaliação feita no ambiente domiciliar permite ao profissional conhecer a complexa realidade que o indivíduo está sujeito, promovendo um cuidado individualizado através da visão ampla do cuidado familiar.

O trabalho realizado pela equipe de Saúde Bucal da UBS do município, Drª Denize Grazzieli, cirurgiã dentista,  TSB Luzimary e ASB Silvania, tem como objetivo oferecer uma cobertura total aos usuários incapacitados de locomoção, ou com maior vulnerabilidade. As ações e atividade de promoção em saúde bucal  baseiam-se no estímulo à prática de hábitos saudáveis e orientações sobre tabagismo e alcoolismo. As ações de prevenção são instrução de higiene oral, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

As demais ações para limitar danos de problemas bucais pré-existentes se dão por meio de  agendamentos e encaminhamento dos pacientes ao atendimento na UBS do município para realizar o tratamento adequado.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: