highlighted:

UMA RODA NA PERSPECTIVA DOS PROCESSOS CIRCULARES- FERRAMENTA DE DIÁLOGO NA CONSTRUÇÃO DA GRUPALIDADE

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

UMA RODA NA PERSPECTIVA DOS PROCESSOS CIRCULARES.

Com o objetivo de prepara a equipe de servidores da UBS Terezinha de Jesus do município de Santa Rita do Tocantins, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no ultimo dia 25/01/2019, junto a equipe da unidade, um momento de vivencia do Processo Circular, uma importante ferramenta de apoio na condução e gerenciamento de situações conflituosas envolvendo os mais diversos grupos populacionais.

Os conflitos fazem parte do processo de evolução do ser humano, é necessário identifica-los, conhecê-los, saber qual a sua amplitude e como se preparar para então trabalha-los.

O Processo Circular, foi apresentado aos servidores da unidade pela Dra. Denize Grazieli da Silva, cirurgiã-dentista que explicou sobre o cotidiano das unidades básicas de saúde.

O dia-a-dia em uma UBS, acontece em uma esfera de proximidades entre trabalhadores e usuários e isto envolve uma diversidade de pessoas com diferentes necessidades o que muitas vezes, gera situações de conflitos, a qual não é indesejável ou negativo, os conflitos podem ser produtivos e devem ser encarados como oportunidade de aprendizado.

Ao todo, 27 pessoas participaram do processo, inclusive o Secretário Municipal de Saúde Sinvaldo Moraes.

O processo circular vivenciado pela equipe da UBS é uma ferramenta de inclusão, pois através dessas ações que pode-se identificar as perspectivas de mundo de cada membro envolvido no processo é o momento de ouvir as sus expectativas e as reais necessidades de cada um.

Partindo dessa premissa, percebe-se que só por meio do um processo de comunicação eficiente, o qual inclui o aprender a ouvir e o saber falar, como fluxo de relacionamento primordial para lidar com conflitos entre grupos destintos, respeitando suas diversidades, étnicas, religiosas, sociais e culturais.

Após a roda de conversa foi servido um lanche.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Denize Grazzieli da Silva

cirurgiã dentista
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: