highlighted:

Capacitação HANSENÍASE (Janeiro Roxo) à Agentes Comunitários de Saúde

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail
Na foto, os Agentes Comunitários de Saúde de Santa Rita, Rosilda Bispo, José da Rocha, Maurício Facundes, Júlio Costa e Fábio Barbosa, junto com a Enfermeira da ESF Duane Saraiva.
Na foto, os Agentes Comunitários de Saúde de Santa Rita, Rosilda Bispo, José da Rocha, Maurício Facundes, Júlio Costa e Fábio Barbosa, junto com a Enfermeira da ESF Duane Saraiva.

Em comemoração ao Janeiro Roxo que é o mês destinado à Campanha Nacional de Combate e Prevenção para o tratamento precoce e enfrentamento da hanseníase, foi realizado na UBS Terezinha de Jesus uma capacitação sobre o tema realizado pela Enfermeira Duane Saraiva para os Agentes Comunitários de Saúde de Santa Rita da Zona Urbana e Rural.


Durante a capacitação foi abordado o contexto social e epidemiológico da doença, estigmas visando que a Hanseníase é uma doença que possui tratamento disponibilizado pelo SUS e cura, como reconhecer um caso suspeito e como deverá ser feito a busca ativa dos potenciais portadores, os tipos de Hanseníase, os medicamentos que são usados para o seu tratamento, orientações quanto a forma do tratamento e seus efeitos colaterais, as atribuições e importância dos ACS e aspectos éticos da profissão frente à pacientes Hansênicos e sua família.


O papel social destes trabalhadores é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população. Neste sentido, a qualificação desses configura-se como um dos muitos desafios colocados para o SUS, na perspectiva de que se possa ampliar o conhecimento do Agente Comunitário de Saúde, esperamos que este, venha contribuir na fomentação de uma formação profissional de qualidade.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Duane Saraiva

enfermeira da estratégia saúde da família
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: