highlighted:

PROJETO SORRISO NOVO NA ESCOLA MUNICIPAL RURAL MENINO DE JESUS- ASSENTAMENTO SÃO JUDAS TADEU EM SANTA RITA DO TOCANTINS-TO

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

E foi assim que aconteceu o PROJETO SORRISO NOVO NA ESOLA MUNICIPAL RURAL MENINO DE JESUS- Assentamento São Judas Tadeu, zona rural, localizada a 167 km do município de Santa Rita do Tocantins-TO durante os meses de Agosto a Dezembro de 2018.

Após a avaliação epidemiológica a Equipe de Saúde Bucal composta por:Dra Denize Grazzieli da Silva, TSB Luzimary e ASBs Adriana e posteriormente Silvania viram a necessidade de um atendimento diferenciado para os escolares e foi assim que o projeto sorriso novo na escola foi sendo iniciado. A secretária Municipal de Saúde Silvana Barros recebeu o projeto e abraçou essa causa possibilitando assim sua execução.

Plano que alia ações periódicas preventivas e educativas em saúde bucal na escola e atendimento clínico para os escolares.Os objetivos do projeto foram: transmissão de métodos educativos e preventivos em SB e incoporação de hábitos saudáveis e atendimento clínico; melhorar a qualidade de vida das crianças; oferecer uma SB de qualidade; romper barreiras e mitos da odontologia ( medo, vergonha) e dimuniução da taxa de alunos com avaliações alteradas.

Atividades realizadas: avaliação da higiene oral e facial e levamtamento de CPOD e ceo; Distribuição de kit de higiene oral; Escovação Diária; mensal com a supervisão da equipe de SB; Atividades de Educação em saúde bucal, atendimento clínico, bochecho com flúor, cineminha da odontologia, palestras educativas e dinâmicas.

Avaliados 155 alunos em Agosto de 2018, 125 estavam alterados, 80,64%.

Avaliados 146 alunos em Dezembro de 2018, 73 estavam alterados, 50%.

Alterados em julho: 125; Alterados em Dezembro 73. Dimuniuição de 50%.

Procedimentos Realizados: 38 primeiras consultas, 126 consultas de retorno, 47 profilaxia, 10 raspagem supra,46 remoções de suturas, 3 drenagem, 47 aplicação tópica de flúor, 87 restaurações decíduos, 8 restauração permanente anterior, 58 restauração posterior, 10 raspagem sub, 60 exodontia decíduas, 2 exo permanente, 135 selantes, 22 aferições de P.A.

Total procedimentos:535

Total Escovação Supervisionada e Aplicação de flúor ( bochecho) 689.

No encerramento a Cirurgiã-Dentista Dra Denize Grazzieli realizou uma palestra informando aos escolares e educadores os índices de placa, de CPO-d e ceo e as salas que mais diminuiram os índices. de  as salas que mais diminuiram os índices foram premiados e os professores que mais incentivaram a prática de escovação também receberam brindes.  Em seguida tiveram dinâmicas com os esolares com brincadeiras como caça ao tesouro, vivo e morto da saúde bucal entre outras e encerranbdo tudo um  lanche ( cachorro quente e pipoca para todos os escolares).

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: