highlighted:

Minha Experiência como Cirugiã-Dentista no 1º Módulo do Curso de Aperfeiçoamento de Gerência de Unidades Básicas de Saúde Gestão da Clínica e do Cuidado 2018

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

O Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado, é resultado da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS). 

Objetivo Geral é Desenvolver processos de educação permanente com ênfase na gerência de unidades básicas de saúde e na gestão do cuidado na atenção básica. Aos gerentes de unidades básicas de saúde, são necessárias competências que vão desde a gestão de insumos, pessoal, até o monitoramento de indicadores de saúde. Por sua vez, aos gerentes, apoiadores e profissionais da atenção básica, são cada vez mais necessárias competências de gestão clínica e gestão do cuidado, tais como utilização de casos traçadores, análise de eventos-sentinela, gestão por agravos e condição de saúde, projeto terapêutico singular, gestão de linhas de cuidado, consul ta compartilhada entre generalistas e especialistas, gestão de casos, dentre outras.
A necessidade de sistematização, desenvolvimento e apoio à implementação e incorporação de saberes e práticas destes diferentes domínios de gestão local da e na atenção básica- envolvendo elementos da gestão formal das unidades e da gestão informal do cuidado dos usuários, constitui a justificativa deste curso de atualização.

Foi uma grata surpresa ter sido selecionada através do processo seletivo para participação deste curso. o Primeiro módulo foi realizado na cidade de  Palmas-TO, os conteúdos foram desenvolvidos por meios de metodologias e dinâmicas  ativas pela facilitadora Rosana, de modo a contribuir para refexões sobre o processo de trabalho na UBS, na perpecitiva do " repensar e agir profissional". Como Cirurgiã-Dentista da equipe de SB de Santa Rita do Tocantins posso afirmar que após o primeiro módulo presencial com grupos de trabalho, rodas de conversas e seguido de atividade de dispersão em grupo sobre fluxograma realizada na nossa UBS com a equipe de ESF, SB e Nasf-AB, este é um curso enriquecedor ede grande importância para melhoria do processo de trabalho. Estou ansiosa, disposta e motiva para os módulos seguintes e para continuar sendo multiplicadora desses saberes na UBS.

Vídeos

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: