highlighted:

DEZEMBRO VERMELHO - A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL DE SANTA RITA DO TOCANTINS APOIA ESSA CAUSA.

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

Dezembro vermelho. Mês de luta e conscientização de combate à Aids e infecções sexualmente transmissíveis (IST)e prevenção ao HIV.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Tocantins através das equipes de Saúde Bucal,ESF e NASF-AB realizou uma mobilização no Posto de Santa Rita com o objetivo de informar á população e os caminhoneiros sobre o que é a AIDS, como o vírus e transmitido e como reage no corpo, quais os sintomas e meios de prevenção. 

A Equipe de Saúde Bucal composta por: Cirurgiã-Dentista Dra Denize Grazzieli da Silva e TSB Luzimary Rodriguês falaram sobre problemas Bucais associados ao HIV/AIDS  como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), que podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral. A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consultar seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde em caso de dúvidas. Na realidade, de acordo com os National Institutes of Health (NIH) (Instituto Nacional de Saúde), mais de um terço daqueles que são HIV-positivo sofrem de problemas de saúde bucal que são resultado direto de sua condição.  Verrugas orais,  Leucoplasia pilosa, Sapinho, Aftas e Gengivite são as manifestações orais do HIV nas quais você deve prestar atenção.

Foram ofertados kits de higiene oral ( escova, fio dental e creme dental), bochecho com flúor e panfleto informativo.

A Equipe de Saúde Bucal de Santa Rita do Tocantins apoia essa causa!

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: