highlighted:

DEZEMBRO VERMELHO: Um intenso combate às IST/AIDS

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

DEZEMBRO VERMELHO: Mês de conscientização sobre a AIDS.
A Aids é causada pelo HIV. Este vírus ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS continua sendo uma preocupação para os brasileiros. O Programa sobre HIV/AIDS divulgou que, só no Brasil, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV em 2015. O Programa também apontou um aumento de 18,5% das pessoas que vivem com a doença em apenas 5 anos no país.
Aconteceu no município de Santa Rita do Tocantins no dia 14 de Dezembro no Auto Posto Santa Rita, uma manhã de mobilização de cuidados à saúde e combate às IST/AIDS para a nossa população, em especial aos caminhoneiros, pois além de compor o grupo de risco, temos em nosso municipio um Posto de Combustível onde temos um grande numero de caminhoneiros que lá circulam.

Durante a ação foram ofertados:
- Aferição de Pressão Arterial.
- Teste de Glicemia em Jejum.
- Atualização da Caderneta de Vacina.
- Orientações sobre as DST/AIDS com a entrega de preservativos e lubrificantes.
- Orientações sobre sinais e sintomas das DST/AIDS na cavidade oral e entrega de Kits de Higiene Bucal.
- Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites.

Seja através de relações sexuais, de agulhas ou de mãe para filho na gestação, a AIDS ainda está sendo transmitida e, por isso, devemos levar para frente a campanha do Dezembro Vermelho.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível em nossa UBS. A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. 

Existem tratamentos à base de medicamentos, mas a cura da AIDS ainda não é certa. Por mais que os cientistas se empenhem em melhorar a qualidade dos remédios, ainda não existe uma solução para essa doença. E por isso a campanha de conscientização não pode cair no esquecimento. Por isso, procuramos sempre informar e levantar essa bandeira, pois a AIDS é um perigo real e que ainda não tem cura. Seja no mês de dezembro, ou em qualquer outra época do ano, sempre estamos compartilhando informações úteis sobre a prevenção e o tratamento da doença. 

Pelo amor que temos pela vida, essa conscientização vale a pena ser levada para frente. 

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Duane Saraiva

enfermeira da estratégia saúde da família
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: