highlighted:

Prevenção de Quedas em idosos

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail
Dinâmica de Prevenção de Quedas em idosas no CRAS
Dinâmica de Prevenção de Quedas em idosas no CRAS

A ação a seguir é resultado da ação da Residência multiprofissional em Saúde da família em ARACAJU-SE, no Bairro soledade.

O tema: "Queda em idosos " foi abordado de forma multiprofissional, envolvendo os Profissionais de Educação física e a Fonoaudiologia e teve como objetivo dialogar sobre os riscos e cuidados com os idosos para prevenção de quedas. A Ação citada, faz parte de um conjunto de temas trabalhados por os residentes multiprofissionais no grupo de convivencia de idosas no CRAS. 

Inicialmente realizamos uma roda de conversa com as idosas com perguntas sobre mitos e verdades sobre quedas , e por sequencia distribuimos placas de verdade ou mentira, onde após a pergunta elas deveriam apontar com a placa a sua opinião sobre o tema. A idéia da placa foi realizar o engajamento e estimular a participação de todas durante a dinamica .Como resultado, houve uma grande participação das idosas, com momentos importantes para tirar duvidas.

Abordar esse tema na Atenção primária é de grande importancia, pois a Queda é um evento freqüente e limitante,  considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalização e de declínio na saúde de idosos. O risco de queda  aumenta com o avançar da idade, e desta forma a promoção e prevençao de saúde sobre o assunto é de grande valia, para estimular o auto-cuidado destes usuários no dia-a-dia.

 

 

Preceptor:José Magno Alves (Enfermeiro)

Profissionais de Educação Fisica: Márcia (R2) e Micael (R1)

Fonoaudióloga: Sabrina (R1)

Galeria de imagens

Materiais confeccionados para a açãoParticipantes da ação

Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: