highlighted:

Projeto SAÚDE NA MEDIDA CERTA na academia da saúde em Santa Rita do Tocantins.

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apnéia e derrame. Quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso. 

Por causa do risco envolvido, sabendo de como é difícil mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios fisicos para a maioria da população, a Secretaria de Santa Rita, juntamente com a equipe da ESF e NASF-Ab criaram o grupo "SAÚDE NA MEDIDA CERTA" que visa dar apoio e motivação para quem quer melhorar sua qualidade de vida e consequentemente perder peso.

O projeto propõe o acompanhamento de pessoas através do grupo, onde são feitos atendimentos nutricional e psicológico e com propostas de atividades físicas, além de acompanhamento médico e de enfermagem.
Os encontros são realizados semanalmente, nas segundas, quartas e sextas, onde sempre os participantes recebem dicas, palestras educativas e motivadoras e desafios para serem realizados durante a semana na Academia da Saúde.

Os participantes recebem também apoio de uma equipe multidisciplinar para acompanhamento de peso, pressão arterial, glicemia e demais exames complementares. 
O tratamento da obesidade é complexo e envolve várias especialidades da saúde. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida. Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Duane Saraiva

enfermeira da estratégia saúde da família
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: