highlighted:

LEISHMANIOSE NÃO! Campanha de esclarecimento e prevenção sobre a “Leishmaniose” em Santa Rita do Tocantins-TO

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

Na Semana Nacional de Controle e Combate ás leishmanioneses a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Tocantins realizou várias ações de combate e Campanha de esclarecimento e prevenção a Leishmaniose Viceral. No mês Agosto de 2018 foi realizada uma passeata com a Equipe de ESF nas ruas da cidade com carro de som, faixas e cartazes com o objetivo de chamar a ateção dos moradores sobre a importância e necessidade do combate e prevenção das leishmanioses.

A Leishmaniose visceral (VL), também conhecida como calazar, é a forma mais grave da Leishmaniose. 
O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.
A doença afeta algumas das pessoas mais pobres do mundo e está associada à desnutrição, deslocamento de população, condições precárias de habitação e saneamento precário, um sistema imunológico fraco e falta de recursos financeiros. O calazar, em geral, também está ligado a mudanças ambientais como o desmatamento, construção de barragens, sistemas de irrigação e urbanização.

Aproveitando o Programa de Saúde na Escola ( PSE) que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira, foi realizada uma palestra educativa com o tema Leishmaniose em todas as escolas pactuadas, pelo Agente Comunitário de Endemias Jalberto de Oliveira Negre.

No Grupo do Idoso, que acontece todos os meses para a Educação em Saúde dos nossos Usuários da melhor idade, o tema também foi abordado pelo Agente Comunitário de Endemias Jalberto. Dessa forma conseguimos mobilizar, sensibilizar e informar a sociedade que prevenir é o melhor remédio.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
Exibindo 1 de comentários
Leandra Pires

Parabenizo ao município de Santa Rita pelas ações desenvolvidas.

afterContent: