highlighted:

AUTOMEDICAÇÃO - Primeiro tema abordado no Grupo da Melhor Idade de Santa Rita do Tocantins - " VIVENDO COM MAIS QUALIDADE DE VIDA"

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

O envelhecimento da população vem se colocando como um dos maiores desafios da contemporaneidade, suscitando preocupaçoes nas diversas áreas do conhecimento. No Brasil, os estudos apontam o envelhecimento acelerado da populção demandando um maior investimento em políticas públicas e particularmente em políticas e programas de saúde voltadas para tal segmento. Partindo desse pressuposto a Secretaria Municipal de Saúde, através da ESF, NASF-AB, SB, desenvolveram a criação dos GRUPOS DA MELHOR IDADE ( Zona Urbana e Rural) com os seguintes objetivos: proporcionar maior socialização entre os idosos, criar vínculos entre os idosos e os profissionais da UBS, possibilitar troca de conhecimentos, desenvolver atividades educativas priorizando temáticas relacionadas a terceira idade, realizar visitas e desfrutar de momentos de lazer, proporcionar ao idoso um processo de envelhecimento ativo e saudável prevenindo-os e melhorando sua qualidade de vida.

Para alcançar estes objetivos ao longo dos encontros serão desenvolvidas várias atividades promovidas pela equipe multiprofissinal da UBS.

No primeiro encontro com o grupo da melhor idade da zona urbana  os idosos puderam participar de diversas atividades, que proporcionaram a eles momentos de descontração, cuidados com a saúde, aferição de pressão arterial e café da manhã.

Na oportunidade, os participantes assistiram a uma paletsra com a farmacêutica Jéssica Rios, sobre automedicação-uso consciente dos fármacos, na ocasião a farmacêutica abortou sobre a importância dos perigos da automedicação; Jéssica disse que é importante utilizar os medicamentos de forma criteriosa, e sempre seguindo a prescrição e orientação de um profissional da saúde. 

A técnica de enfermagem Reury Sores e a TSB Luzimary Rodruguês realizaram aferição de pressão arterial dos participantes.

Fisioterapeuta Péricles reforçou também a importância de não se auto medicar.

O educador físico do NASF-AB Rafael Fontoura, realizou uma dinâmica com o grupo de idosos com o objetivo de descontrair e ao mesmo tempo ajudar na concentração e memorização dos nomes dos outros participantes. No final foi servido um lanche aos participantes.

 

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.

Denize Grazzieli da Silva

cirurgiã dentista
TO / Santa Rita do Tocantins
Ver perfil
afterContent: