highlighted:

Identificou. Tratou. Curou. Campanha Multidisciplinar de Combate á Hanseníase em Santa Rita do Tocantins-TO.

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail
Equipe Multidisciplinar da UBS
Equipe Multidisciplinar da UBS

Hanseníase é uma doença infeciosa crônica e curável causada pelo Mycobacterium Leprae, causa, sobretudo, lesões ou alterações de sensibilidade na pele e nas mucosas, o que inclui a boca. Inclusive nos casos mais graves, é frequente o aparecimento de lesões bucais, predisposição a cárie, gengivite e periodontite om perda do osso alveolar e cosquentemente, perda dental. Assim, uma equipe multidiscilinar é muito importante no seu diagnóstico e tratamento.

 Como dentista pude observar que, o que liga esse problema á saúde oral é que a porta de entrada desse microrganismo são as vias aréas e a boca. Uma vez infectada, a mucosa bucal precisa de cuidados redobrados para auxiliar no tratamento da doença. A boca por estar em íntimo contato com as vias nasais, acaba sendo o segundo local preferido de infecção e transmissão da hanseníase.

" A transmissão tanto pode ocorrer pelas secreções nasais como também pela saliva, ou seJa, contrair hanseníase pela boca é perfeitamente possíve"  ( Marcelo Salanha, Estomatologista)".

Pensando nisso, no ano de 2018 a Secretaria de Saúde de Santa Rita do Tocantins realizou a CAMPANHA MULTIDISCIPLINAR DE COMBATE Á HANSENÍASE nos meses de Janeiro e Março. No mês de Janeiro foram realizadas palestras informativas com a Enfermeira Terezinha que abordou questões como sinais e sintomas e o tratamento da hanseníase, Fisioterapeuta Péricles que falou sobre os principais nervos acometidos e Cirurgiã-Dentista Denize Grazzieli, além de consultas com a equipe da ESF, NASF-AB e SB.Participaram também da palestra os ACS que têm um trabalho fundamental na orientação da população para o cuidado em saúde No mês de Março a CARRETA NOVARTIS DA HANSENÍASE, que percorre todo o Brasil no combate á Hanseníase esteve em nosso município intensifiando o serviço de busca ativa de casos de hanseníase. Usuários com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica foram convidados para comparecerem á UBS para realizarem uma consulta/avaliaçao dermatológica e avaliação neurológica por um profissional da saúde ( ESF, NASF-AB e SB). foram ofertados também: atualização do cartão SUS, palestras, vacinação, teste glicemia, aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos informativos.

Hanseníase tem cura, e com informação e diálogo o tratamento fica muito mais fácil. A melhor forma de se prevenir é se informar. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é o tratamento.

Galeria de imagens

carreta novartis da hanseníase

Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: