highlighted:

Agosto Dourado - Da Gravidez ao Aleitamento Materno

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

Agosto Dourada - Da Gravudez ao Aleitamento materno

 

ALEITAMENTO MATERNO

 

O aleitamento materno não é só uma oportunidade de estreitar os laços entre mãe e bebê. Na verdade, a amamentação está ligada à nutrição, a segurança alimentar e até mesmo à redução da pobreza e é por isso que o Agosto Dourado foi criado em 2017, pela Secretária Municipal de Saúde e todos os anos faremos esta campanha. Para quem não sabe do que se trata, o Agosto Dourado se trata de uma campanha feita em homenagem à Semana Mundial da Amamentação, comemorada anualmente entre 1º e 7 de agosto. Mas, como algo tão importante merece mais que 7 dias de atenção, o mês de agosto inteiro passou a ser dedicado à conscientização do assunto e à troca de experiência entre mães que estão vivendo a fase do aleitamento.

Só para que você tenha ideia da importância da amamentação (e da criação do Agosto Dourado), o leite materno deveria ser o único alimento para o bebê até os seis meses de vida, segundo especialistas. Isso porque o leite materno é capaz de prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil e de fortalecer o sistema imunológico das crianças. Os Benefícios do aleitamento– Para os bebês, o aleitamento materno significa ter alimentação de qualidade, de fácil digestão, sempre na temperatura certa e com todos os nutrientes necessários. O próprio ato de sugar o peito traz benefícios, auxiliando no desenvolvimento da arcada dentária do bebê, da fala e da respiração. O leite materno também oferece proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, fortalecendo seu sistema imunológico. Para as mães, o aleitamento ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes, além de fortalecer os laços afetivos com o bebê. 

Desenvolvemos no dia 28 de agosto das 7:30h da manhã na UBS Maria Edith o dia “D” da amamentação com palestra sobre o assunto com a Enfermeira Elairian de Cácia do Banco de Leito da Maternidade Dona Regina de Palmas, onde se retratou sobre a importância e benefícios do aleitamento como também a importância da doação do leite materno.

Comentário Geral do Secretário de Saúde, o aleitamento materno está intimamente relacionado com a saúde e bem-estar das crianças, em especial nos primeiros anos de vida. Atualmente, a recomendação é de que as crianças sejam amamentadas até os dois anos. Até os seis meses de idade, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno. 

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: