highlighted:

A importância da alimentação saudável associada à prática de atividade física a pacientes portadores de Doenças Crônicas no Grupo do Idoso

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

A doença cardiovascular representa hoje no Brasil a maior causa de mortes; o número estimado de portadores de Diabetes e Hipertensão segundo o Ministério da Saúde em 2002 foi de 23.000.000, essas taxas tendem a crescer nos próximos anos, não só pelo crescimento e envelhecimento da população, mas, sobretudo, pela persistência de hábitos inadequados de alimentação e atividade física, além do tabagismo. 

Tendo em vista os dados epidemiológicos, percebemos a necessidade da intensificação sobre as doenças acima citadas com a população idosa do município de Santa Rita do Tocantins. 

Foi realizado durante um dos encontros do Grupo do Idoso, uma ação sobre a a importância da alimentação saudável associada à prática de atividade física a pacientes portadores de Doenças Crônicas. Durante a ação houve Aferição de Pressão Arterial, teste de Glicemia em Jejum, atualização da caderneta de vacina, aconselhamento e escuta terapêutica sobre os medicamentos de cada paciente.

A Enfermeira Duane Saraiva deu uma palestra educativa sobre as Doenças Crônicas não transmissíveis, seus fatores de risco, e consequências, além das medidas preventivas não farmacológicas, tais como, alimentos saudáveis, e práticas saudáveis, como não fumar e não ingerir bebida alcoolica, destacou a importância dos pacientes já portadores, a seguir com as medicações prescritas corretamente. Fez uma brincadeira com os idosos de perguntas e respostas sobre alimentos que PODEM e NÃO PODEM ter nas refeições dos pacientes com DCNT e entrega de brindes.

Foi convidado, um educador fisico, Roberto Abadia, onde o mesmo falou sobre a importância da atividade fisica quando associada à uma alimentação saudável, realizou também uma Ginástica elaboral e por fim uma "Caminhada a favor do coração".

Logo após foi servido um delicioso café da manhã, rico em nutrientes e vitaminas.
Muitas frutas e sucos naturais coloriram nossa manhã. 

 

Vídeos

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
Exibindo 1 de comentários
Tjpfranco@gmail.com Franco

Parabéns! Fico feliz em ver os temas alimentação saudável e atividade física sendo trabalhados com idosos como tratamento não medicamento nas doênças crônicas.

afterContent: