highlighted:

VERÃO SAÚDE EM SANTA RITA DO TOCANTINS- CUIDADOS COM O CORPO NO VERÃO INFLUENCIAM TAMBÉM A SAÚDE BUCAL

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail

A ação verão foi desenvolvida com o intuíto de orientar á população sobre os cuidados com a saúde durante o verão e demais épocas do ano. O clima predominante do Estado do Tocantins é o tropical com inverno seco, o que requer alguns cuidados. Apesar de ser uma estação preferida por muitas pessoas, é necessários alguns cuidados pois é nesse período que costumam aparecer algumas doenças, ocasionadas pela alta temperatura, clima seco e descuidos com a saúde. 

A enfermeira Duane Saraiva iniciou a palestra falando sobre esses cuidados com a saúde nessa época do ano. Falou da importância de evitar exposição ao sol em períodos mais quentes, usar protetor solar, manter-se hidratado, cuidados com a allimentação, dando preferência para os alimentos mais leves, mais suculentos, pois o líquido contribui para a hidratação, e cuidados com a pele orientando sobre o uso de protetor solar, uso de roupas leves, capéus, e óculos com proteção. 

Em seguida a Cirurgiã-Dentista Dra Denize Grazzieli falou sobre cuidados com saúde bucal nessa época para evitar cáries e outros problemas bucais. Foi orientado o  consumo de frutas e verduras que ajudem na limpeza dos dentes, como morango, cenoura ( já que nem sempre é possível escovar os dentes logo após as refeições, principalmete se estiver em praia, ou viajando); Fugir dos refrigerantes pois eles contém ácidos e alta concentração de açúcar que podem destruir o esmalte do dente e contribui para o surgimento de cárie. O ideal é suco de fruta natural e água. Evitar limão que pode provocar manchas na pele e nos dentes (dê preferência ao canudinho se for consumir); Protetores e Hidratantes Labial específicos, além de chapéus e bonés, proteger os lábios é a melhor forma de prevenção contra câncer bucal, muita gente só se preocupa com o corpo e esquece que a boca precisa de proteção;e, foi falado sobre  os casos de herpes labial que aumentam no verão. A exposição solar pode levar a uma baixa na imunidade, o que facilita a reativação do vírus.

A saúde começa pela boca. Boa aparência, boa pronúncia, bom hálito, boa digestão, bom relacionamento social e profissional, sorriso saudável, bem-estar geral e melhor qualidade de vida são alguns benefícios de uma boa Saúde Oral.

No final da paletra foi distribuido panfleto informativo confeccionado pela Cirurgiã-Dentista Dra Denize.

Galeria de imagens


Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
afterContent: