highlighted:

The Voice Cras no Grupo de Idosas

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Whatsapp Compartilhar por e-mail
THE VOICE CRAS
THE VOICE CRAS

Me chamo Sabrina, sou fonoaudiológa e atuo como residente na Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Sergipe. O relato de experiência a seguir, é resultado de uma ação que coordenei: THE VOICE CRAS, realizada no CRAS com o Grupo de Idosas no Bairro Soledade (USF de referência: Unidade de Saúde Carlos Hardman Cortes) em Aracaju- SE. Tal ação teve como objetivo, abordar sobre a importância da voz e comunicação, além de sensibilizar as participantes do grupo para formação de um coro musical na comunidade. 

A voz é um meio essencial de comunicação e de expressão, que faz parte da identidade do indivíduo. A presbifonia refere-se ao processo do envelhecimento da voz, e causa nos idosos dificuldades na comunicação, gerando problemas vocais como rouquidão, soprosidade e perda de estabilidade vocal prejudicando assim a qualidade de vida destes. Tais manifestações laríngeas podem ser retardadas ou evitadas, através de medidas de treinamento de canto e melhor condicionamento físico durante a vida adulta. O canto coral proporciona para o indivíduo o bem estar social e cultural,auto-estima e melhorando o desenvolvimento físico do sistema respiratório e fonatório (MEIRELLES; BAK; CRUZ, 2012). 

Durante a ação as participantes eram apresentadas ao público, onde escolhiam músicas para realizar perfomances para os jurados e logo depois, deveriam escolher qual time iria. A ação teve grande adesão das idosas e todas participaram, principalmente quando realizavam perfomances grupais. Ao final, foi realizado uma roda de conversa sobre a importância da Voz e do cantar, e logo após foi realizado o convite para realizar a formaçao do coral. Como resultado da ação das 15 participantes, 11 fizeram a inscrição para participar do coral.

 

RESPONSAVÉL PELA AÇÃO: Sabrina (Fonoaudióloga - R1)

PRECEPTOR: José Magno Alves (Enfermeiro)

Jurados:  Márcia e Micael (Profissionais de Educaçõ Física), Luiza (Farmacêutica); Apresentadora: Sabrina.

Vídeos

Galeria de imagens

Participante do Grupo de idosas se apresentando.Grupo de idosas e ResidentesJurados: Micael (Profissional de Educação Física); Luiza (Farmacêutica); Márcia (Profissional de Educação Física)Residentes em Saúde da Família da USF Carlos Hardman Cortes

Comentários:

Para enviar comentários você deve estar autenticado, clique aqui para se autenticar.
Exibindo 1 de comentários
Duane Saraiva

Que maravilhosooooooooooo!

afterContent: